Cananéia. Natureza que acolhe, história que valoriza.

Eventos

Fique por dentro dos próximos eventos da região.

01/01

Se você está procurando uma virada de ano com muito alto astral, Cananéia é o seu lugar. O ponto de encontro é a Avenida Beira-Mar, bem de frente para nosso “Mar de dentro” e os casarões históricos do Centro dando um charme todo especial. Quando dá meia-noite, o céu explode na tradicional queima de fogos, e o reflexo deles na água é simplesmente mágico. O clima é uma delícia: todo mundo festejando, moradores e visitantes, ao som de música ao vivo e começando o ano com o pé direito, numa energia boa que só Cananéia tem.

Ah, o Carnaval de Cananéia é um dos nossos melhores eventos! Aqui a festa é na rua, no ritmo dos "bloquinhos" que tomam conta do Centro Histórico. A folia já começa com tudo na sexta-feira, quando o tradicionalíssimo Bloco do Zé Pereira e o Rei Momo, escolhido pelo voto popular, sai "abrindo os trabalhos" e resgatando aquele clima dos carnavais antigos com as marchinhas e cada um escolhe sua fantasia. Depois, é só alegria: tem o bloco do Rafaelo e suas histórias, também o famoso Bloco do Caranguejo arrastando a galera, entre vários outros que enchem a Beira-Mar. Mas o ponto alto da irreverência é o Bloco das Virgens seu tradicional concurso onde a regra é trocar tudo: homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem, numa brincadeira que toma conta da cidade e garante as melhores risadas.

Carnaval

Padroeiro São João Batista - Junho

Falar de São João Batista em Cananéia é falar da festa do padroeiro da cidade. Quando junho chega, o arraiá é garantido, mas com aquele tempero caiçara que só Cananéia tem. A festa de São João Batista mistura o sagrado com o popular: tem a parte religiosa, com missas e devoção ao padroeiro, e tem, claro, o "arraiá" que todo mundo ama. Pense nas bandeirinhas cortando o céu do Centro Histórico, o cheiro de quentão no ar. Mas o que dá o toque especial é a música: é o autêntico Fandango Caiçara, fazendo todo mundo dançar e celebrar como antigamente.

Festa da Tainha - Julho

Essa é clássica! Se tem uma época em que Cananéia fica ainda mais saborosa, é em julho, durante a Festa da Tainha na Vila do Marujá no Parque Estadual da Ilha do Cardoso

​Essa é a hora que o friozinho chega e, com ele, vêm os cardumes. É a "safra" desse peixe, que é super importante para a cultura caiçara. O coração da festa, claro, é a gastronomia: a tainha aparece de todo jeito que você imaginar — assada na brasa (a favorita!), recheada, na chapa, frita... é de dar água na boca! Mas não é só comer, não. É uma festa de comunidade mesmo, que celebra a fartura do mar e diversas tradições dos pescadores. Rola música ao vivo, apresentações culturais, como o Fandango, a corrida de canoa e aquele clima delicioso de cidade litorânea no inverno.

Aniversário e Navegantes - Agosto

A grande festa da cidade! Agosto é o mês em Cananéia, quando ela comemora seu aniversário (dia 12). Mas o mais incrível é quando essa história começa. Estamos falando de 12 de agosto de 1531.

​Pára e pensa um minuto: isso é logo no comecinho da colonização portuguesa, um período que não só estava moldando o que viria a ser o Brasil, mas que também fazia parte das Grandes Navegações que estavam redesenhando o mapa do mundo moderno. Cananéia é, literalmente, um dos primeiros capítulos da história do Brasil!

​Por isso, a "Festa de Agosto" é tão forte. Ela mistura essa história densa com a fé e a cultura caiçara. O ponto alto, que para a cidade e emociona todo mundo, é a espetacular Procissão Marítima de Nossa Senhora dos Navegantes que acontece dia 15/08 e que está em sua 116ª (2025).

Dezenas de barcos de pesca, todos enfeitados juntos pelas águas do “Mar de Dentro”, acompanhando a imagem da santa. E claro, no Centro Histórico, procissão finaliza ao som da Banda Municipal na Igreja Matriz de São João Batista, celebrando o hoje e esse passado gigantesco. Na noite do dia 15/08 acontece o encerramento das festividades com a tradicional queima de fogos na Av. Beira Mar.

silhouette of person sitting on dock during sunset
silhouette of person sitting on dock during sunset
Noite de Stand Up

13 de Dezembro - Praça da Tiduca

Acústico Beira Mar

23 de Novembro - Casa Caiçara, praça Martim Afonso

Plein Air

10 de Novembro, Praça Martim Afonso de Souza

orange and green leaves on white wall
orange and green leaves on white wall
a neon sign is lit up in the dark
a neon sign is lit up in the dark