Cananéia. Natureza que acolhe, história que valoriza.

Como chegar a Cananéia

O caminho até Cananéia faz parte da experiência. Localizada entre as capitais Curitiba, PR(249km) e São Paulo, SP(270km), a cidade é o ponto final de uma jornada que termina onde o tempo parece parar. A estrada é cênica passando por matas, morros, rios, fazendas e estuário que anunciam sua chegada ao paraíso.

Você tem duas rotas principais partindo da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). A escolha é sua e depende do seu espírito de aventura!

Balsa Cananéia/Continente

06:30 às 22:30 saídas a cada 1 hora do Continente

07:00 às 11:00 / 13:00 às 23:00 saídas a cada 1 hora de Cananéia

A balsa funciona 24h, mas após as 00:00h os horários possuem pausas maiores.

Não esqueça de sacar dinheiro para travessia, de carro sem reboque a tarifa é de R$6,15 dias úteis e R$9,20 fins de semana e feriado.

1. O Caminho Aventureiro pela "Estrada mais antiga do Brasil" (SP-193):

Se você curte paisagens rústicas e uma pitada de emoção, essa é a sua rota!

  • Onde entrar: Vindo pela BR-116, fique atento à saída para Jacupiranga. Ao entrar na cidade, você pegará a SP-193, a estrada que te levará direto a Cananéia.

  • A Experiência: Este trajeto, embora em desenvolvimento, é histórico e segue por trechos do lendário Caminho de Peabiru, uma antiga rota indígena. A estrada não é pavimentada em sua maior parte, então se você estiver de 4x4 ou não se importar com poeira, vai se sentir um verdadeiro explorador. As paisagens são deslumbrantes e a sensação de percorrer um caminho tão antigo é única!

2. O Trajeto Cênico pelo Asfalto (SP-226):

Para quem prefere uma viagem mais tranquila, sem abrir mão de belas vistas, o caminho é por Pariquera-Açu.

  • Onde entrar: Na BR-116, pegue a saída para Pariquera-Açu. De lá, você acessará a SP-226, que te conduzirá até a região de Cananéia.

  • A Experiência: O trajeto é um pouco mais longo, mas totalmente pavimentado e muito bem conservado. As paisagens ao longo da estrada também são um show à parte, com muito verde e a beleza da Rainforest (floresta da chuva) se revelando a cada curva.

A Chegada na Ilha: Duas Opções, Dois Espetáculos!

O centro de Cananéia fica em uma ilha, e a forma como você chega ao centro histórico coroa a sua viagem.

  • Pela Ponte: Uma opção prática que te presenteia com um visual panorâmico incrível. Ao atravessar a ponte, você tem uma visão ampla dos manguezais, do estuário e quase sempre a presença de animais. É de tirar o fôlego!

  • Pela Balsa (Cananéia/Continente): Essa é a escolha para quem quer sentir a brisa do mar e explorar ainda mais. A travessia de balsa por si só já é um passeio, com uma vista espetacular do estuário, morros e animais. Além disso, ao optar por esse caminho, você tem a chance de passar por lugares incríveis na parte continental, como os bairros de Itapitangui e Porto Cubatão. Em Porto Cubatão, inclusive, a pesca esportiva é um grande destaque, com roteiros e itinerários que mantêm o bairro movimentado durante o ano inteiro, atraindo pescadores de todos os lugares.

Acesse o site oficial das Trevessias no site do Governo de São Paulo, lá você tem acesso as câmeras em tempo real e todas as informações detalhadas.

A travessia começa na estrada.

Galeria

Fotografias Giu Cubas

Pôr do sol, ponte General Euclides.

Você decide por onde chegar

Tempestade de verão, ponte General Euclides.

Manhã de verão, balsa Continente/Cananéia.

Manhã de verão, vista para o continente, balsa Continente/Cananéia.